Em Callema 05 - Novembro 08

sexta-feira, agosto 22


A poesia de Mariana Ianelli, lida por Paulo José Miranda.
Mariana Ianelli nasceu em 1979 na cidade de São Paulo. Formada em Jornalismo, mestre em Literatura e Crítica Literária, é autora dos livros Trajetória de antes (1999), Duas Chagas (2001), Passagens (2003), Fazer silêncio (2005 - Finalista dos Prêmios Bravo! e Jabuti) e Almádena (2007), todos pela editora Iluminuras. Como resenhista, colabora para os jornais O Globo (RJ) e Rascunho (PR). Agraciada com o Prêmio Fundação Bunge de 2007, na categoria Juventude (Poesia), prepara recentemente um novo livro de poemas.
Foto: Samuel Leon

YOLANDA CASTAÑO

domingo, agosto 3



Capa do número 1 da callema, Yolanda Castaño nasceu em 1977 e é poeta e crítica literária galega.
Correspondeu-se com Hugo Milhanas Machado, correspondência essa, publicada na secção Humpty-Dumpty da callema 1, bem como alguns poemas seleccionados.
Usa novas formas de comunicação na sua poesia. Veja-se o video-poema:



O site da autora é aqui.

TIPOGRAFIA



E se a forma alterasse a substância das coisas?

O poeta deixa de ser poeta se em vez de letras usar algarismos? E o tipógrafo? O tipógrafo deixa de ser tipógrafo se em vez de chumbos usar a arte?
A tipografia pode ser a substância das coisas, pelo menos das nossas.

E sim, a forma altera a substância.

«POEMAS DE FÉRIAS»

sábado, agosto 2


[foto 01]



[foto 02]


[foto 03]


[foto 04]

Ainda quentinhas... Acabadas de sair da lightroom - as fotografias de «Poemas em Férias: Sessão de Leitura e apresentação dos 50 envelopes d'O Amor» por Hugo Milhanas Machado [foto 01] e M. Tiago Paixão [foto 04]. Bela noite de leitura de poemas. Parabéns pela iniciativa!



ORGANIZAÇÃO: Sombra do Amor - Edições
FOTOS: Ilídio J.B. Vasco