Da tal nova poesia portuguesa

terça-feira, setembro 16


Subsídios aqui, aqui, aqui, e aqui.

Perdas irreparáveis

quinta-feira, setembro 4

Em nome da Cooperativa Literária, uma palavra pelas magoadas perdas de Luciana Stegagno Picchio, Joaquim Castro Caldas e Vera Vouga.
Digo-lhe agora, Vera, minha amiga, que sim, que "as pequenas sementes do fogo" da poesia do Daniel iluminaram a noite daquele recital em Salamanca que tanto saudou e de que nunca enviei fotografias.

Divulgando: Apresentação da Revista Índice

quarta-feira, setembro 3

Terá lugar no próximo dia 11 de Setembro, pelas 20:00, na Fábrica Braço de Prata, a festa de lançamento do número Zero da Revista ÍNDICE, da responsabilidade da mariposa azual. Com actuações de Babilónia Reduzida (Voz, gaitas de foles, guitarra e teclas: Beatriz Nunes, Miguel Ribeiro, Vítor) e Agrafador (Poesia – Nuno Moura, Bateria – Jorge Alves).

Amigos da Callema - Walter Benjamin - "a ala teórica"


WALTER BENJAMIN

a 30 de Maio último, na Livraria Trama
pela apresentação de Callema 04

Jorge Vera Cruz Barbosa: poema inédito em Callema 05


No próximo número de Callema, disponível durante o mês de Novembro em data oportunamente divulgada, a leitura da poesia de Jorge Vera Cruz Barbosa (1902-1971), por Hilarino Carlos Rodrigues da Luz, e publicação de poema inédito.
Jorge Vera Cruz Barbosa nasceu, na ilha de Santiago, no dia 22 de Maio de 1902 e faleceu em Portugal, na Cova da Piedade, no dia 6 Janeiro de 1971, devido a um problema do coração. Encontra-se sepultado no cemitério da Costa da Caparica. Tratava-se de um poeta que, à semelhança de outros cabo-verdianos, mantinha a esperança de que no dia seguinte iria chover.
[excerto do artigo de Hilarino da Luz]